Por que o orangotango está em risco de extinção?

i-orangutan

A Orangutan Foundation International (Fundação Internacional do Orangotango) faz um trabalho muito interessante em favor dos orangotangos em Bornéu e Sumatra, os únicos lugares do planeta onde existem orangotangos selvagens. Isso vai desde cuidar de orangotangos feridos até comprar terras para criar um Santuário da Vida Selvagem para preservação de seus habitats, passando pela pesquisa científica. O objetivo é impedir a extinção dos orangotangos.

orangutan-foundation-logo-O (1)

(Logo da Orangutan Foundation International)

Contribuindo para divulgar essa importante causa, em favor dos orangotangos, traduzi texto do site, disponibilizado aqui, onde explica-se o porquê dos orangotangos estarem ameaçados de extinção.

****

Por que o orangotango está em perigo?

Por Orangutan Foundation International

A destruição e degradação da floresta tropical, particularmente na planície florestal, em Bornéu e Sumatra é a principal razão pela qual os orangotangos estão ameaçados de extinção.

Isso é causado primariamente por atividade humana (intenso corte ilegal de madeira, conversão de floresta em plantações de óleo de palma e áreas madeireiras, mineração, assentamentos e construção de estradas) e também por incêndios em larga escalas facilitados pelo fenômeno climático do El Niño. Adicionalmente, o comércio ilegal de animais é também um fator no declínio das populações de orangotango selvagem. Finalmente, orangotangos são ocasionalmente caçados e comidos por alguns dos povos indígenas de Bornéu tanto como por madeireiros e trabalhadores agrícolas migrantes que não têm proibições dietéticas contra alimentar-se da carne de primatas caçados.

eia-1

(Illegal logging [Gunung Leuser National Park] Photo © Ruwindrijarto/Environmental Investigation Agency)

Já houve um tempo onde as populações de orangotango selvagem no mundo provavelmente incluíam para mais de centenas de milhares de indivíduos, mas as estimativas atuais indicam bem menos orangotangos selvagens que ainda permanecem. Durante a década passada, populações de orangotangos provavelmente diminuíram em 50% na natureza selvagem. Enquanto as mudanças no clima passado podem ter sido responsáveis em alguma medida por essa diminuição, orangotangos são primariamente ameaçados por atividades humanas e desenvolvimento que causa a perda e a degradação dos habitats florestais. Atualmente, a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) classifica os orangotangos de Bornéu como “Em Perigo”* (Endagered) e os orangotangos de Sumatra como “Em Perigo Crítico”** (Critically Endangered).

As mais recentes estimativas do tamanho e distribuição das populações de orangotangos podem ser encontradas no site da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. As ponderações da Lista Vermelha apresentam que aproximadamente 7.300 orangotangos de Sumatra (Pongo abelii) permanecem na natureza selvagem. As mais recentes estimativas para orangotangos de Bornéu (Pongo pygmaeus spp.) caem entre 45.000 e 69.000 indivíduos. Essas estimativas, entretanto, foram obtidas entre os anos 2000 e 2003. Desde então tem havido substancial perda de habitat do orangotango em ambas as ilhas, então é provável que os números atuais em ambas as ilhas estejam realmente abaixo desses constantes da Lista Vermelha.

orgdist2

Notas:

*”Em Perigo” é a segunda mais alta categoria de risco atribuída pela Lista Vermelha da IUNC para animais selvagens. Animais nessa lista deparam-se com um risco muito alto de extinção no futuro próximo.

**”Em Perigo Crítico” é a categoria de mais elevado risco atribuída pela Lista Vermelha da IUCN para espécies selvagens. Criticamente em Perigo significa que os números da espécie têm dimuído, ou diminuirão, em 80% dentro de três gerações.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s