Retrospectiva do 2º ano do blog

No último dia 18, o blog completou 2 anos de existência. Tendo em vista a data comemorativa, penso que seja correto fazer uma breve retrospectiva desse 2º ano de operação do blog. (Assim como foi feito no aniversário de 1 ano)

Certamente, esse foi um ano extremamente frutífero em minha produção não só neste espaço, mas em outros sites dos quais participo.

Atuei como editor do Mercado Popular, de março de 2014 até dia 20 de janeiro deste ano (a saída da edição ocorre em face de que iniciarei o mestrado), e publiquei neste site 44 textos (originais; não contando 21 republicações) até a presente data. Permaneço como colunista do mesmo, nesta condição participando desde sua fundação, em novembro de 2013.

Um dos artigos que publiquei no Mercado Popular foi republicado em um jornal impresso de circulação gratuita na cidade de Rio Branco (no Rio Grande do Sul), o “O Federalista”, no final de novembro de 2014. Seu título é “Conheça a oposição liberal contra a ditadura militar“.

Fui convidado pelo Erick Vasconcelos em março também para ser colunista da seção em língua portuguesa do C4SS (Center for a Stateless Society – Centro por uma Sociedade sem Estado). Os textos escritos para o C4SS tem um formato que facilita sua republicação em outros espaços, além de serem traduzidos para o inglês pelo Erick, e o alcance certamente foi muito bom. Como uma lembrança memorável, um de meus textos foi publicado na versão impressa do China Post, de Taiwan. No total, tenho 31 textos publicados neste site.

10387139_638888102863718_4486413675864500072_o

10376296_638889652863563_8333977598826679789_n

(Pode ler no site aqui; para a versão em português, clique aqui)

Fui convidado pela equipe original do Liberzone para participar do seu site, em fevereiro. Como meu foco era a escrita para o Mercado Popular e para o C4SS, publiquei apenas 5 textos neste site. Atualmente, a equipe mudou, então, não tenho mais quaisquer ligações com este site desde junho/julho do ano passado. A equipe original agora trabalha com o site de mídia Spotniks, cujo editorial é libertário/liberal.

Também fui convidado para escrever dois textos no site dos Estudantes Pela Liberdade, um indicando cinco livros, e outro com um breve guia para a obra do filósofo David Schmidtz.

Aqui no blog, pude publicar 39 textos neste 2º ano de funcionamento, sendo que o total de publicações desde seu início é de 104 textos. Claramente o fato de eu ter participado do Mercado Popular, do C4SS e (por um breve período) do Liberzone fez com que eu tivesse de diminuir o ritmo de publicação aqui em meu blog pessoal. Mas se levarmos em conta que em seu 1º ano eu publiquei 65 textos, e em seu 2º ano eu publiquei 121 textos nos sites de que participo mais aqui no blog, então certamente o 2º ano contou com o dobro de produtividade. O alcance do blog também mais que triplicou em relação ao ano anterior, alcançando 33.641 visualizações em 1 ano.

Além da participação na blogosfera liberal, pude publicar três artigos acadêmicos. Dois são referentes à discussão filosófica sobre o naturalismo e sua aplicação para elucidar os problemas da ética e da filosofia política: “Sobre o Naturalismo em Ética e Política” e “A Genealogia da Ética Naturalizada“. O outro, em co-autoria com Lucas Nutels, refere-se à reforma do Estado de Bem-Estar Social na Europa: “Helping in the right way: A new approach to European Welfare State“.

Participei ainda de dois cursos onlines na plataforma coursera, concluídos com êxito: “Animal Behavior” e “Introduction to Neuroeconomics: how the brain makes decisions“. No início deste mês, tornei-me membro da Human Behavior & Evolution Society.

Além de ter sido um ano de intenso aprendizado (ou também por conta disso), pude fazer muitos contatos com pessoas que compartilham ideias semelhantes, principalmente no que diz respeito à filosofia política, mas também em relação à uma visão de mundo naturalista e darwinista. Muitas delas participam (ou já participaram) do grupo “A Esquerda Libertária – Left-Libertarianism” no facebook, com discussões muito interessantes.

Que venha o 3º ano de blog!

Deixe uma resposta

